Escola Sem Muros...



Final de ano... avaliação ... planificação do próximo. Esperança, muita.

Ter a certeza de estar no caminho certo. A fazer desta escola uma verdadeira escola porque tem os melhores estudantes. 

Muito, muito trabalho, muita discussão embrulhada em loucura e assente em pilares fortes. Passos pequenos mas grandes conquistas. Mais um ano a derrubar muros da escola.

Uma Escola Sem Muros que permite que os seus alunos vejam mais além, que tenham medo de cair do muro que ainda existe e saibam gritar por ajuda. Uma Escola Sem Muros que constrói cidadãos que recebem todos, que todos aceita e em conjunto trabalham, cada um a seu ritmo. 
Uma escola em que o professor é um entre Todos; que sabe umas coisas que os outros Todos não sabem e que escuta o que Todos os Outros têm para dizer e manifestar. É uma escola onde cada um é respeitado por inteiro, que ajuda cidadãos a agirem de forma democrática e em permanente descoberta. É uma escola que faz parte da Vida, com qualidade de vida. 
Uma escola onde professores estão conscientes de que trabalham num lugar de constante surpresa, porque lá habitam seres curiosos que todos os dias formulam perguntas e não se contentam somente com uma resposta. Conscientes de que se isto não acontece, não estão numa Escola.
Conscientes de que trabalham num lugar onde não há uma assistência, mas onde todos participam, cooperam, organizam, debatem e são autores. Conscientes de que se isto não acontece, não estão numa Escola.

Conscientes de que, quer eles quer os seus alunos são investigadores de primeira linha. Conscientes de que se isto não acontece, não estão numa Escola.

Conscientes de que trabalham num lugar por vezes frio, com paredes forradas de desencanto e corredores que guardam gritos mas que à sua passagem se enchem de Luz.

Conscientes de que trabalham num lugar onde muita da agressividade e da violência provém de uma falha na raiz dos seus participantes: amor. Conscientes de que são um bom suporte para o crescimento saudável dos seus alunos. 

Conscientes de que a alegria, a verdade e a empatia devem ser palavras-chave em todos os relatórios, ordens de trabalho e atas. 

Conscientes de que qualquer dificuldade só o deixa de ser quando olhamos para ela e lhe damos uma solução.

Conscientes de as pessoas com as quais passamos a maior parte do tempo das nossas vidas, os nossos alunos, não são menos ou mais do que qualquer outra pessoa. 

Conscientes de que as pessoas, todas elas, e de todas as idades, preferem um bom problema a uma não-solução.

Conscientes de que todos os seus colegas de profissão, alunos e famílias têm uma impressão digital diferente. Conscientes de que todos eles também têm uma casa diferente da sua. 

Conscientes de que são modelos na formação de uma pessoa e que essa pessoa os olha com esperança. Conscientes de que "Não sou, junto de vós, mais do que um camarada um bocadinho mais velho. Sei coisas que vocês não sabem, do mesmo modo que vocês sabem coisas que eu não sei ou já esqueci. Estou aqui para ensinar umas e aprender outras. Ensinar, não: falar delas. Aqui e no pátio e na rua e no vapor e no comboio e no jardim e onde quer que nos encontremos." como foi Sebastião da Gama.

Conscientes de que são poetas em eterna construção, uma construção de Caminho e não de Muros... 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Sr que faz Milagres na cabine de portagem nº10, na Ponte 25 de Abril

Em Mirandela mirou, em Mirandela ficou...

São voltas e voltas